Resenha do filme O Poder além da vida

10 out 2015 | Categoria: Artigo

O PODER ALÉM DA VIDA

Título original: Peaceful Warrior

Gênero: Drama

País/ano: Alemanha, EUA/2006

Duração: 125 minutos

Diretor: Victor Salva

Esse é um filme baseado em fatos reais, onde Daniel Millman (Scott Mechlowicz), é um ginasta talentoso, que sonha participar das Olimpíadas. Ele é um jovem que tem tudo o que quer, mas não entendeu ainda que o bem maior,  a felicidade, independe das realizações materiais, e encontra uma pessoa misteriosa ,Sócrates(Nick Nole), que o provoca e instiga a buscar o valor mais importante na vida, a felicidade. Para isso ele terá inúmeros desafios em seu aprendizado, e terá que se desfazer de várias coisas,consideradas lixo, por Sócrates, para enxergar melhor e se tornar um verdadeiro guerreiro.

Depois de sofrer uma grave lesão na perna, em um acidente de moto, Millman, ve seu mundo cair, mas não desiste de seu sonho, e passa a seguir os ensinamentos de Sócrates, vez ou outra desafiando-o com suas próprias regras.

Sócrates lhe mostra, que para atingir sua meta deverá estar sempre no momento presente, esvaziando sua mente dos medos, e buscando as respostas para suas inúmeras questões dentro de si mesmo. Estimula-o a respeitar as respostas que vem de dentro de si mesmo, e não escutar o que os outros dizem.

Millmann aprende, que a jornada é o que o faz feliz, e não o destino.

Após falar com o técnico, que a princípio acreditava ser impossível, a realização do seu desejo de retornar para a ginática pois fora desenganado para essa atividade. No entanto ele persiste, treina, volta a andar normalmente e se apresenta ao técnico para concorrer às Olimpíadas.

O técnico e os companheiros de ginástica se supreendem com sua performance.

A equipe da escola onde atuava como ginasta, vence e se classifica para as Olimpíadas, deixando todos boquiabertos com a atuação de Millman.

O Universo do coaching praticamente se materializa com os ensinamentos de Sócrates. Ele fala da importância do momento presente,das perguntas certas para se obter respostas, e principalmente sobre as respostas, que cada um tem dentro de si com respeito a sua missão de vida.